Voltar para o blog

Como utilizar tubos de aço (metalon) na decor da sua casa!

Você faz parte do time que gosta de trazer as tendências mais modernas para dentro da sua casa ou do seu projeto? Então segue lendo esse post, pois vamos falar da utilização do metalon em móveis e estruturas em vários ambientes. Além de ser lindo e prático, quando combinado com uma iluminação correta, traz um ar bastante inovador e descolado.

Começando do básico, vamos entender o que é o metalon. Metalon é um tubo de aço carbono comum, com formato quadrado ou retangular. As aplicações do metalon são variadas, uma vez que esse tubo pode ser utilizado tanto para estruturas leves quanto para aquelas de situações extremas, como o setor da indústria química. Por ser antioxidante, anticorrosivo e de fácil higienização, o metalon pode ser utilizado na fabricação de grades e portões, obras arquitetônicas, tubulações elétricas e hidráulicas, equipamentos para a área fitness e na decoração de ambientes internos, que é nosso foco.

Essa ideia de usar estrutura de ferro nos móveis é inspirada no estilo escandinavo, que vem conquistando muitos adeptos. A ideia é que o metalon preto fique aparente e contraste com vidro ou madeira compensada.

Uma das principais utilizações dos tubos de aço no ambiente doméstico é em armários e estantes. No closet, por exemplo, o material garante mais leveza ao ambiente e um preço bem atrativo para o produto final, já que vidro e metal são mais baratos que madeira. Essa tendência de metalon em closets já pode ser encontrada em várias mostras de arquitetura pelo país.

Outra ideia é para prateleiras no banheiro, utilizando as estruturas de ferro para apoiar os espelhos ou a cuba, por exemplo. Na cozinha a proposta funciona muito bem também, podendo ser utilizada em armários suspensos ou em bancadas.

O que deixa esses móveis em metal e vidro ainda mais charmosos é a iluminação, por isso é importante caprichar no projeto elétrico e pensar em cada ponto de luz. Inclusive já podemos encontrar luminárias feitas com o próprio metalon, deixando o estilo do projeto ainda mais evidente.

 

Se você for do tipo que gosta de colocar a mão na massa, vai encontrar facilmente vários projetos de Do It Yourself com metalon. Dá pra fazer mesa de trabalho, mesa de centro, estante, puxadores, bancos e até luminárias!