Voltar para o blog

Iluminando cada ambiente

Ela é determinante para valorizar, transmitir, alterar e sentir cada ambiente. Mais do que isso: ela ajuda a construir a personalidade de um lugar, refletindo estilo e criando uma atmosfera acolhedora. É claro que estamos falando da ILUMINAÇÃO. E um bom projeto, além de destacar a funcionalidade de cada espaço em uma casa ou apartamento, deve emanar conforto, clareza e beleza.

Uma iluminação bem projetada pode também dar uma nova percepção a um lugar. Ou seja: as ideias aqui apresentadas podem ser aplicadas tanto para quem vai construir quanto para quem está pensando em reformar.

Saiba que é importante você:

 

ILUMINE O QUARTO

A prioridade aqui é transmitir relaxamento e acolhimento. Por isso, se possível, dê preferência à luz solar, possibilitando um acordar natural e energizado. Quando falamos de iluminação artificial, para o período noturno, escolha lâmpadas de cor quente. São as mais indicadas para transmitir a sensação de leveza necessária para este ambiente.

Você pode:
- Optar por uma iluminação central, abrangendo todo o quarto
- Utilizar de Plafon de Led de sobrepor ou embutido
- Usar de luminárias ou abajur junto à cabeceira da cama
- Apostar no controle de intensidade da luz, como o dimmer, onde você ajusta conforme sua necessidade

ILUMINE A COZINHA

Sabemos que este é um ambiente de “trabalho” na casa, onde preparamos alimentos multicoloridos. Portanto, o ideal é usar uma iluminação uniforme, evitando a variação de tonalidades, para não distorcer as cores dos alimentos. Caso queira diversificar, instale uma iluminação central com mais intensidade e coloque alguns outros pontos com focos de luz.

Você pode:
- E deve aproveitar ao máximo a iluminação natural. Janelas e telhas de vidro e outros materiais transparentes são grandes aliados.
- Na área da pia, colocar uma iluminação de destaque, como spots ou uma fita led
- Usar de pendentes nas bancadas e mesa de jantar
- Aplicar luzes dentro e embaixo de armários

ILUMINE A SALA

Falamos em personalidade, certo? Pois este é o ambiente onde este quesito ganha maior destaque. Aqui, normalmente estão os principais itens decorativos da casa e, por isso, os elementos de iluminação auxiliam na entrega de sua mensagem. Além disso, é um lugar para aproveitar momentos de descanso como de lazer, para receber amigos e ficar com a família. Portanto, seu projeto pode mesclar luzes com feixe para baixo e outras para cima. Um dimmer pode cair bem também, dando um toque refinado à iluminação geral.

Você pode:
- Iluminar três dos quatro cantos da sala, direcionando uma das luzes para um objeto (um quadro, uma planta ou até uma móvel)
- Combinar diferentes fontes de luz indireta, usando anteparos, lustre, abajures, etc.
- Incorporar elementos divertidos, usando lâmpadas dicroicas para dar destaque a peças de artesanato ou texturas na parede.

ILUMINE O BANHEIRO

O importante neste espaço tão particular é saber que ele precisa transparecer conforto e higiene. Por isso, a luz branca é sempre a mais indicada. E aí começa o processo: pense sempre primeiro na iluminação geral para depois encaminhar os focos específicos. Mesmo sendo um ambiente menor, há inúmeras variáveis a considerar na iluminação ideal. Para quem tem banheira, uma luz indireta - não muito intensa - dá um toque de elegância ao espaço. E na bancada do espelho, onde homens e mulheres usam com frequência, use de luzes laterais para destacar os detalhes.

Você pode:
- Usar de spots embutidos
- Apostar em Fita de Led em volta do espelho
- Aplicar rasgos de iluminação no teto e na parede
- Utilizar focos específicos em bancadas e box

ILUMINAÇÃO EXTERNA

Valorizar a área e transmitir segurança: este é o papel da iluminação em espaços externos. Desta forma, ela deve ser feita junto com o paisagismo e a composição da fachada. A qualidade faz diferença sempre, mas neste local, por conta da sua exposição as intempéries do tempo, se faz ainda mais necessária.

Você pode:
- Fazer uso de balizadores para iluminar o chão e facilitar a movimentação durante a noite
- Aplicar spots e espetos projetores de led, valorizando plantas inseridas no paisagismo
- Apostar em arandelas nas paredes e fachada
- Investir em iluminação com sensores de movimento

Por fim, entender que, um bom projeto de iluminação - seja na hora de construir ou na hora de reformar - irá valorizar a arquitetura, a decoração e evidenciar as sensações certas para cada ambiente. Mais do que lustres, lâmpadas e outros recursos, o que importa mesmo é a harmonia deste conjunto, que irá refletir seu estilo e atender as funcionalidades necessárias para o seu dia a dia.