Voltar para o blog

Tomadas e Interruptores coloridos: como combiná-los!

Pode parecer apenas um pequeno detalhe, porém, saiba que a escolha dos interruptores e tomadas na decoração fazem toda diferença! Por isso, eles estão cada vez mais sofisticados, elegantes e coloridos! Você, está preparado para escolher? Aprenda passos simples para integrá-los perfeitamente em cada ambiente!

Para começar, um esclarecimento: existem tomadas coloridas que atendem à situações específicas, como aquelas para identificação de circuitos elétricos.
- As vermelhas: muito usadas para circuitos com tensão diferente, ou seja, para destacar as tomadas 110V das 220V ou vice-versa.
- As verdes: normalmente usadas para ajudar na identificação de circuitos de emergência, como iluminação de emergência, backup de energia e tomadas para sistema de combate a incêndio.

A arte de decorar

O que não faltam hoje são modelos de interruptores e tomadas para diferentes tipos de combinações. Mas, de cara, surgem duas perguntinhas:

1 - Fica legal?
2 - Onde colocar?

Para a primeira, a resposta é simples e direta: sim, fica fantástico!
Contudo, este resultado está diretamente ligado a resposta da segunda. E aqui, vamos mostrar caminhos que você pode seguir para compor uma excelente combinação, seja na sua obra ou reforma.

Os mais variados ambientes podem contar com interruptores e tomadas coloridas. Basta que o estilo se adeque à decoração escolhida, seguindo a mesma linha de acabamentos e cores do local.

Elegância e simplicidade

Alguns exemplos práticos são aqueles em que estes itens seguem o mesmo padrão da cor da parede:

- > Em parades escuras, opte por placas escuras

- > Em paredes claras, dê preferência para placas claras

- > Em paredes metálicas, escolha as placas metálicas

- > Em paredes coloridas, prefira as placas coloridas

Aqui, a ideia é que os interruptores e tomadas não entrem em conflito, poluindo ou brigando com os demais elementos da decoração. Ao mesmo tempo, claro, em que agreguem e reforcem o estilo proposto no ambiente.

Ousadia e criatividade

Outro caminho que vem ganhando cada vez mais seguidores é aquele em que as tomadas e interruptores são destaques no ambiente. Devido às diferentes formas que possuem, eles podem servir até como elemento decorativo, dando mais personalidade ao local. Caminhos que você pode seguir:

- > Em cozinhas preto e branca - com armários e bancadas P&B -, escolha placas pretas

- > Em ambientes onde a madeira é um elemento destacado, opte por placas neste estilo amadeirado para compor o cenário.

Quartos de crianças inventivos, onde as cores tem bastante valor, prefira as placas coloridas, trazendo mais alegria ao ambiente. Mas claro, respeite sempre a harmonia das cores para não destoar.

Padronizar ou não?

Certo, aqui é um dilema interessante. O ideal é que sim, você mantenha um padrão de tomadas e interruptores na sua construção. Contudo, há casos e casos. Um exemplo usual atualmente são os papéis de parede, que exigem uma combinação própria para que os elementos não briguem entre si. Assim, é importante entender o que deve ser destacado e o que deve apenas compor a decoração.

Por fim, o importante é você saber que, independente do seu estilo, sempre há um acabamento perfeito que se adequa ao seu projeto! Procure um arquiteto de sua confiança, confie nos profissionais envolvidos, siga o seu instinto e adquira apenas produtos de qualidade - como as tomadas e interruptores da Siemens e IRIEL.

Assim, você garante a certeza do resultado e da sua satisfação!